quarta-feira, 28 de outubro de 2015

LABORATÓRIO DE FILOSOFIA
Colégio Metta - Mauá
Texto 1

Mito de Sísifo... ou a parábola da vida de hoje!

"Sísifo era um pastor de ovelhas e filho de Éolo, o deus dos ventos. Era tido como a pessoa mais ardilosa que já existiu. Morava num povoado chamado Éfira e, ao melhorar as condições do lugar, passou a chamá-lo de Corinto, que mais tarde se tornou uma grande cidade. Casou-se com Mérope, filha do deus Atlas e que compõe uma das plêiades.

Um dia, Sísifo percebeu que seu rebanho diminuíra. Estava sendo roubado. Então, marcou suas ovelhas, seguiu o rasto delas e foi dar na casa de Autólico. Arrolou testemunhas da ladroagem e enquanto os vizinhos discutiam sobre o roubo, rodeou a casa em busca de mais alguma ovelha e encontrou a filha do ladrão, Anticleia. Seduziu-a e a engravidou, vingando-se do malfeitor.
Voltando para casa, Sísifo, que andava sempre escondido, presenciou Zeus, o deus do Olimpo, raptando Egina, filha de Asopo. Não deu outra, aproveitando-se do fato, Sísifo, em troca da construção de um poço para sua cidade, entregou o deus sedutor. Claro que Zeus ficou sabendo que Sísifo o tinha denunciado, então pediu que seu irmão Efaístos o levasse para o Hades, mundo subterrâneo onde viviam as almas condenadas.
Pressentindo a fúria de Zeus, Sísifo pede à esposa que não o enterrasse após sua morte e, chegando ao Hades, arma uma cilada para Efaístos e o aprisiona. Conversa com Perséfone, a esposa do deus, e a persuade a deixá-lo voltar e organizar o seu funeral, além de punir os que negligenciaram seu enterro. Ela lhe concede a volta por apenas três dias. Mas, voltando à superfície, ele passa a viver normalmente com sua esposa, como se nada tivesse acontecido.
Vendo aquele absurdo, pois ninguém deveria enganar a morte, Zeus ordenou que Hermes o conduzisse novamente ao Hades e que lá recebesse um castigo exemplar. Deveria rolar uma enorme pedra morro acima, até o topo. Porém, chegando lá, o esforço despendido o deixaria tão exangue que a pedra se lhe soltaria e rolaria morro abaixo. No dia seguinte, o processo se daria novamente, e assim pela eternidade, como forma de envergonhá-lo pela sua esperteza em querer enganar os deuses e a morte."
Esse mito narra o esforço inútil de uma pessoa, seu árduo e rotineiro trabalho, que nunca será concluído. Também fala do desejo humano de ser eterno, como os deuses, vencendo a morte.

Quantas pessoas estão rolando pedra morro acima? Quantas insistem num caso que nunca terá solução? Ou teimando em mudar outra pessoa para se satisfazer? Exercendo uma função rotineira e vazia? Quantas se acham num martírio sem fim? A maioria? Quantas vivem sob o domínio das ideologias sem questioná-las? Quanto dinheiro é gasto no inútil esforço de parar o tempo e se tornar jovem para sempre? O que dá sabor a vida? A vida tem sentido ou é apenas a repetição estéril de dias monótonos? Qual é o motivo que põe sorriso em nossos lábios?

52 comentários:

  1. muitas pessoas deixam-se vencer pelas dificuldades e desilusões da vida, entrando em depressão e não buscando algo para solucionar o problema ou pelo menos aliviar.
    por outro lado existe um tipo de depressão oprimida por métodos estéticos para se chegar a perfeição mas nunca se veem satisfeitos consigo mesmos.
    em minha concepção todos nós estamos em busca da felicidade, porem alguns fazem dos obstáculos uma grande montanha, outros fazem dela uma pedrinha que da para pular e seguir em frente e assim viver bem com a família e seja la qual for o salario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lidiane: é isso! Fazer filosofia significa parar diante da vida e deixar encantar e surpreender por ela; não submeter-se a nenhuma opressão deprimente que nos aprisione! Vamos mudar o mundo revolucionando a nós mesmos! Obrigado!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esta analogia da mitologia de Sísifo, faz uma ótima comparação com as pessoas que insistem em algo que elas sabem que a solução solução.

    ResponderExcluir
  5. Eu penso que todos estão, e sempre estarão em busca de felicidade ou algo que possa satisfazer seus desejos pessoas alguns pensam que é mais fácil nem começar pq assim evitam a desistência, outros decidem partir pra cima e sempre mantendo o foco em seus objetivos.
    ALguns ficam na "zona de conforto" não se arrsicam assim acabam perdendo uma oportunidade de serem felizes, outros se arriscam na primeira tentativa se der errado eles não desistem, independente do jeito de cada o importante é sempre tentr viver bem consigo mesmo, e com seus familiares, e amigos.

    ResponderExcluir
  6. Cleyton Rosa 3° E.M Colégio : Metta

    eu acho que todos temos uma maneira de buscar a felicidade alguns procuram da maneira "errada" sem se importar se as pessoas irão ser prejudicada ou não e acabam prejudicando os outros mas todos temos que ser feliz de alguma maneira desde que não seja da maneira incorreta

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. ele quis mostrar que mesmo se tenha dificuldade você tendo foco objetivo você conseguirar oque almeja por isso temos q nos esforça por si mesmo pra ser melhor porque sendo assim cada um fazendo sua parte sem pensar na do outro o mundo só tem a ganhar o mundo e si próprio

    ResponderExcluir
  9. O ser humano busca a imortalitade e o rejuvelicimento desde sempre,sem se importar oque vai custar,No caso do mito de Sísifo ele faz uma analogia com o presente,que as pessoas tentam rejuvelecer e enganar o tempo de diversas com formar como cirurgias plasticas, entre outros mas nao conseguem.

    ResponderExcluir
  10. Penso que apesar de todos nós passarmos por dificuldades na vida, independente do grau delas, devemos sempre estar buscando melhorar essa situação e seguir em frente... pois de nada vai adiantar ficar "parado" apenas se lamentando e reclamando dos empecilhos da vida!
    Cair diante dos obstáculos da vida acontece com todos, só que uns tentam levantar e outros se sujeitam a viver desse jeito.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Na vida sempre vamos enfrentar obstaculos ,cabe a nos mesmos dizer se els vão ser dificeis ou nao . E sempre enfrentalos com perseverança.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Por meio desse texto ,podemos analisar o cotidiano de nossas vidas e como cada um de nós se comportamos.Cada um com seus obstáculos,porém,uns maiores e outros menores. Alguns Indivíduos pela extensa dificuldade logo se cansa ou deixa de vencer na vida por se achar oprimido ou submisso ao obstáculo. Apesar de tudo outros se comportam de uma maneira completamente diferente como encarar o problema que for logo de cara,no entanto,fazem de um grande obstáculo um pequeno problema que será resolvido.
    É lamentável que as pessoas se deixam de vencer pelos problemas. A vida vale a pena ser vivida mesmo que as dificuldades sejam imensas. O mais importante é se surpreender primeiramente com a sua força ,para procurar a felicidade um bem que todos querem...

    ResponderExcluir
  15. Todos nós nos esforçamos tanto para ser felizes ou tem tanto medo da tristeza, que buscamos o errado e não paramos para pensar se oque estamos fazendo para chegar a isso vai valer a pena, se vamos nos orgulhar de nossas ações no fim. Buscamos o mais fácil cegamente e sem pensar querendo subir uma montanha num pulo, mas eu penso oque é a felicidade sem a tristeza, nunca estamos satisfeitos, mas os momentos ruins e de tristeza nos faz aproveitar os bons

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Acho que antes de qualquer coisa temos que saber o que queremos. Muitas vezes temos medo de ser felizes, livre.. pela ideologia, pela sociedade que impõe tal coisa, ou talvez, ter vergonha disso. Muitas vezes essas pedras no nosso caminho é que nos faz ainda mais fortes, dependendo do seu ponto de vista. Não podemos desistir jamais! Se nós mesmos desistamos de "nós" quem irá lutar pela gente??? Temos livre arbítrio e sabemos o que queremos das nossas escolhas, não temos que viver em vão, temos que aproveitar enquanto há vida! Com pouco sofrimento, as coisas ruins nos serve como lição, pra talvez, não repetirmos o que aconteceu no passado. O nosso tempo é um só, o nosso eu é um só, plásticas, remoções e outras coisas não o fará jovem, de aspecto, temos que ser jovens no nosso interior, no nosso verdadeiro eu! Cada um sabe o que te faz feliz, e às vezes arriscar é descobrir a felicidade. Porém, se não sabermos o que é tristeza nunca saberemos o que é felicidade!
    - Stephany Carolina.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Na minha opinião o texto mostra que pessoas ardilosa acabam se dando mal que não é seguido o caminho mais rápido que vc consegue alguma coisa. Não da pra enganar a morte esse desejo de eternidade não tem solução, as vezes procuramos soluções que não existem pra nós sentimos melhores

    ResponderExcluir
  20. BY: Dayvison Renato :Penso que muitas pessoas querem alcançar a felicidade, mas oque é felicidade para essas pessoas, todas em busca de algo que faz outra pessoa feliz, imaginando que será feliz como essa pessoa, se alcançar oque a mesma alcançou, tentando tornar oque faz o outro feliz, no seu próprio ideal para ser feliz.. Mas eu pergunto , e a sua Felicidade? Essa nos foi dada, sempre esteve junto nós, como querer, ir atrás de algo que já te pertence? empecilhos estão na vida para serem superados. Não seja moldado pelo ideal da sociedade, não seja oque foi "passado" a você a forma com que deve, encontre seu eu, descubra quem você é.
    "Eu sou o tu que me fazes " Se construa para o outro, não deixe o outro moldar você para dizer oque você deve ser , e assim se "adequar", se sentir bem perante a sociedade"

    ResponderExcluir
  21. Victória 3ano

    Transformamos a pedra que Sísifo carrega montanha acima todos os dias, em nossa rotina de trabalhos repetitivos e sonhos impossíveis . A partir desse ponto, os caminhos disponíveis apontam ao suicídio, à esperança ou à revolta. Fazendo com que o indivíduos minta para se dar bem

    ResponderExcluir
  22. O ser humano nunca está satisfeito, a questão de evoluir ou regredir de tal ponto só depende da maneira como irá encarar os fatos, há pessoas que desistem sem nem ao menos tentar, deixam-se levar por algumas dificuldades. As tais ''pedras no caminho'' podem ser, ou não, pequenos obstáculos, mas que independente disso temos que encarar, muitas vezes nós mesmos que colocamos obstáculos em nossa trajetória.
    Exercemos funções rotineiras onde todos sabemos da existência da morte, e muitas vezes agimos como se ela nunca fosse chegar.
    Muitas vezes procuramos a felicidade no dinheiro, em festas, baladas, sexo, viagens, todo tipo de luxo, ou simplesmente esperamos ela chegar como se fosse algo impossível, as vezes as definições são diferentes.
    A felicidade não está nas coisas materiais, ela está dentro de nós mesmos.
    ''Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento.''

    ResponderExcluir
  23. Esse texto mostra o quanto uma pessoa pode ser vingativa,e como ela pode transformar uma coisa que pode ser resolvida apenas com o diálogo em uma coisa absurda em que são envolvidas outras pessoas que não tem absolutamente nada haver com o acontecimento, por causa de uma vingança desnecessária,que com uma simples conversa estaria tudo resolvido.
    O texto também retrata Sísifo visando ser beneficiado,como no momento em que ele vê Egina sendo raptada por Zeus,e se aproveita da situação para conseguir um poço,(a típica chantagem!)
    E assim foi lançado ao Hades. Sabendo da fúria de Zeus,para se dar bem,põe Efaístos em seu lugar para ser aprisionado.
    No Final Zeus descobre e o manda de volta ao Hades,onde terá sua devida punição.
    Isso mostra o quanto ruim o ser Humano pode ser,que mesmo errando tem a capacidade de fingir que nada aconteceu e omitir toda a história para que ninguém descubra.
    Porém mostra também que nada fica oculto para sempre e quando descobrem você é punido devidamente.
    O ser humano tem a incrível dedução de que para se dar bem outra tem que se dar mal,nunca as duas,e é aí que acontece a inveja,avareza,entre outras personalidades ruins.
    E quem age de tal maneira nunca "vai para frente", nunca vê a vida andar,sempre fica estagnado,vendo os outros mudarem para melhor ao contrário de sí próprio que só regride. É como "empurrar uma enorme pedra morro acima" que iria ser desgastante, muito cansativo e você acharia que está indo em algum lugar, mas "ao chegar no topo,teria que deixar a pedra rolar morro abaixo..." voltando a estaca zero,sendo uma pessoa imóvel.

    Jéssica Vitória 1°Ano

    ResponderExcluir
  24. Esse texto mostra o quanto uma pessoa pode ser vingativa,e como ela pode transformar uma coisa que pode ser resolvida apenas com o diálogo em uma coisa absurda em que são envolvidas outras pessoas que não tem absolutamente nada haver com o acontecimento, por causa de uma vingança desnecessária,que com uma simples conversa estaria tudo resolvido.
    O texto também retrata Sísifo visando ser beneficiado,como no momento em que ele vê Egina sendo raptada por Zeus,e se aproveita da situação para conseguir um poço,(a típica chantagem!)
    E assim foi lançado ao Hades. Sabendo da fúria de Zeus,para se dar bem,põe Efaístos em seu lugar para ser aprisionado.
    No Final Zeus descobre e o manda de volta ao Hades,onde terá sua devida punição.
    Isso mostra o quanto ruim o ser Humano pode ser,que mesmo errando tem a capacidade de fingir que nada aconteceu e omitir toda a história para que ninguém descubra.
    Porém mostra também que nada fica oculto para sempre e quando descobrem você é punido devidamente.
    O ser humano tem a incrível dedução de que para se dar bem outra tem que se dar mal,nunca as duas,e é aí que acontece a inveja,avareza,entre outras personalidades ruins.
    E quem age de tal maneira nunca "vai para frente", nunca vê a vida andar,sempre fica estagnado,vendo os outros mudarem para melhor ao contrário de sí próprio que só regride. É como "empurrar uma enorme pedra morro acima" que iria ser desgastante, muito cansativo e você acharia que está indo em algum lugar, mas "ao chegar no topo,teria que deixar a pedra rolar morro abaixo..." voltando a estaca zero,sendo uma pessoa imóvel.

    Jéssica Vitória 1°Ano

    ResponderExcluir
  25. Antes de qualquer coisa temos que saber o que queremos.Algumas pessoas tem medo de ser felizes,ate mesmo por causa da sociedade.Temos o livre abitrio,e nao podemos viver em vao,temos que aproveitar enquanto estamos vivos.
    Gabriela Santana. 1Ano

    ResponderExcluir
  26. Pelo o que eu percibir, o homem nunca está satisfeito sempre querendo mais e mais, não importa se estiver fazendo a coisa certa, sempre querendo crecer e no final de tudo não tem tempo para vida. E foi tudo en vão
    Marcus vinicius 1° ano

    ResponderExcluir
  27. As vezes na vida, mesmo você querendo ou precisando fazer algo que aos seus olhos e aos olhos de todos seja impossível, você precisa saber onde é o seu limite. Insistência nunca consegue nada na maioria dos casos, e no caso dele, fará o processo sempre por querer mudar a ordem natural das coisas. Se algo não está dando certo após um número grande de tentativas, simplesmente desista.

    ResponderExcluir
  28. Muitas vezes na vida somos cegos, só enxergamos o que queremos e não o que precisamos realmente. Esta cegueira pode nos prejudicar a ponto de perder coisas,pessoas,momentos.. Que infelizmente não voltaram mais. Ficamos batendo na mesma tecla muitas vezes, achando que podemos mudar coisas que não estão sobre nosso domínio. Por causa disso, as vezes queremos tanto uma coisa que focamos só nela, esquecendo o que e quem estão em volta, mas quando "caímos na real" e vemos o que realmente importa e faz sentido, nos da mais forças e maturidade para não cometer o mesmo erro.
    Somos influenciados a todo momento em todos os lugares, qualquer hora pegamos uma revista ensinando como ter o "corpo perfeito" já nos dando um padrão de beleza que muitas das vezes não chegamos até ele nunca, vemos um jornal falando sobre mercado de trabalho, pessoas passando necessidade, o que te faz pensar em seguir uma carreira que não vai te fazer feliz, mas vai te dar mais dinheiro para não passar pela mesma situação. O certo mesmo era cada um fazer da sua vida o que te faz feliz e te deixa bem, mas no mundo de hoje não pode fazer muito isso, se não você é ridicularizado,passa necessidade,etc. Temos que viver para os outros, e não para nós mesmos muitas das vezes, temos que arrumar um emprego com ótimo salário para podermos sustentar nossos filhos futuramente, para criarmos uma família, ou em caso de perdas, para podermos nos virar sozinhos, assim deixando de lado nossos sonhos.
    Antes de tudo temos que nos amar, nos conhecer, nos entender para ai sim poder tomarmos algumas decisões. Aproveitar momentos, curtir a vida como podemos e com responsabilidade, porque o tempo passa rápido e não dispomos desse tempo para perder oportunidades únicas. A nossa felicidade, nós mesmos construímos.
    - Carolina Lima, 2° ano.

    ResponderExcluir
  29. O mito de Sísifo é uma historia em que fica bem ilustrado aquilo em que se resume a vida humana. Ficamos muito tempo presos aquela pedra que nos foi lançada, ficamos presos a rotina e aquilo que a pedra significa. Todo dia levantar, estudar ou trabalhar, crescer perante a sociedade, continuar a empurrar esta mesma pedra todos os dias para no fim, quando não mais aguentarmos seu peso, ser esmagado por ela. De nada adianta pois nunca há uma vitória fixa, mesmo que a pedra seja empurrada até o fim, nunca poderemos dizer que vencemos a pedra, pois ela estará novamente pronta para ser empurrada. Aqueles que conseguem vencer a pedra são tratados como idiotas, pobres coitados ou desesperados, não que eles estejam certos porém não se deve "vencer" a pedra em um movimento súbito de aflição. Deve-se atingir algum estágio de iluminação intelectual, deve-se concluir que não é mais válido empurrar a pedra, que esta já não mais importa.
    Em suma, Sísifo não perdeu sua liberdade ao ser condenado a empurrar a pedra, perdeu apenas algumas outras escolhas, restando-lhe apenas duas, empurrar a pedra dia após dia ou ser esmagado por ela.

    ResponderExcluir
  30. A pedra representa o que a maioria faz para ser "bem sucedida na vida" e essas "são esmagadas" quando percebem que não era aquilo que queriam fazer ou "falham na vida", enquanto a minoria ganha dinheiro com aquilo que gosta e é feliz independentemente do que recebe ou simplesmente não trabalham.

    ResponderExcluir
  31. O mito de Sísifo retrata as fases do ser humano por meio de dois fatores bem destacados na história: a ambição e o desejo de atravessar limites que muitas vezes são impossíveis. Se forem transferidos para a realidade, eles podem ser notados com facilidade através de conflitos internos, Ditaduras e Grandes Guerras.
    Os fatores destacados, no entanto, estão ligados. Na Guerra Fria, a ambição levou ao rompimento de barreiras consideradas impossíveis até o momento. Um homem fez um giro ao redor da Terra, enquanto o outro pisou no Satélite Natutal.
    Na Guerra, a ambição de conquistar cada vez mais territórios levou Hitler ao fracasso.

    Na Ditadura, as pessoas vivem sob ideologias absurdas, incapazes de questionar se isso os favorece ou não.
    É claro que ainda há a questão da pedra, que pode ser interpretada como o esforço humano por aquilo que nunca será alcançado. Mas será que ele pensa que um dia sua pedra ficará parada no topo? Vivemos em constante dúvida, perseguindo respostas por toda nossa vida, quando muitas vezes, basta parar, raciocinar e chegar a uma solução para o problema.
    A capacidade de raciocinar deveria ser o que nos motiva a sorrir todos os dias.

    ResponderExcluir
  32. O mito de Sísifo retrata muito bem a natureza humana, como: uma vaidade sem controle e um desejo louco de ser o melhor isto é o homem esta sempre em busca de elevar o seu ego para sentir-se o todo-poderoso o invencível.
    O ato de Sísifo muitas vezes terminar de empurrar a pedra e te que começar tudo de novo, sempre outra e outra vez, retrata muito bem a nossa rotina. A pedra é os obstáculos que temos de ultrapassar todos os dias. A nossa vida é como a punição de Sísifo.

    ResponderExcluir
  33. A vida é limitada, conhecemos o passado, o presente, mas não o futuro. Por esse motivo, precisamos tentar entender qual é a nossa missão neste mundo. Os filósofos deixaram um legado para nós e que legado deixaremos para a geração futura? O texto lido, deixa claro que vivemos em constante batalha e que não importa as razões pelas quais iremos obter vitória, pois para nós é só isso que importa. Mas quem vive com um propósito, enxerga muito mais além do que alguns podem ver. A propósito, o que dá sabor a vida é estender a mão a um necessitado, assim como fez Jesus e trazer esperança aos que se encontram perdidos. Ninguém é perfeito. Todos nós somos passivos de erros, mas o mais importante é reconhecer os erros e tentar recomeçar. E a resposta da sua última pergunta: Qual é o motivo que põe sorriso em nossos lábios? É saber que eu também posso estender as minhas mãos para ajudar a quem precisa e deixar um legado da minha vida para as próximas gerações. Esse legado está dentro de mim e ele se chama Jesus.
    Letícia Rocha - 2º Ano do Ensino Médio

    ResponderExcluir
  34. Primeiramente, no mito de Sísifo, estão presente o roubo, a vingança, o ato de se aproveitar indevidamente da situação e o engano. Todas essas características estão presentes nos seres humanos . Pessoas utilizam desses artifícios para conseguir o que querem, em busca do seu bem estar e felicidade, muitas vezes passando por cima do próximo.
    O ato de empurrar a pedra até o topo e lá ela cair, retrata perfeitamente a vida dos seres humanos. Essa é a nossa rotina, empurrar a pedra, enfrentar os obstáculos, ir lutando, se esforçando e prosseguindo. Logo depois a pedra cai, e começa tudo de novo. De uma certa forma a pedra cair, significa que você acha que chegou no topo e vê que isso é só o começo e vai lutando novamente. Mesmos esforços que não levam a nada, pois não à conclusão certa, é um ciclo. Sempre terão obstáculos, e logo quando achamos que vencemos um, nos cansamos e e vai aparecendo outro obstáculo. Essa rotina parece já está predeterminada, parece que todo mundo empurra a sua pedra na vida, segue seus hábitos , sempre a mesma coisa e no final, a pedra rola de volta. Esse trabalho de empurrar mostra claramente o que passamos no nosso cotidiano. Parece que todo dia empurramos a pedra, e sempre ela vai cair. Parece que todo dia fazemos as mesmas coisas.Trabalho que Sísifo está preso a fazer esse trabalho que de certa forma nós também fazemos.
    Heloisa Alencar, 2°ano do Ensino Médio

    ResponderExcluir
  35. O mito de Sisifo é uma tentativa de dizer que a vida é um absurdo, sem sentido e sem motivo. Mas na verdade, ela deve ser também vista como um desafio. Sisifo mostra o Humano e o que ele faz é o que fazemos a cada dia da nossa vida: precisamos nos esforçar para subirmos, para nos elevarmos. Isso é simbolizado pelo fato de Sisifo ter que levar uma pedra pesada para cima de uma montanha, num tremendo e demorado esforço, e ao chegar lá em cima, ela rolar rapidamente para baixo... isso ocorre repetitivamente, tornando o esforço sem sentido. Mas o mito reflete o fato de as alegrias serem rápidas e passageiras – quando a pedra está no alto – mas que mesmo com ela rolando para baixo devemos ter a esperança de novas alegrias. Mayara Gouvea - 2°ano do Ensino Médio

    ResponderExcluir
  36. Existem obstáculos em nossas vidas que são como essa enorme pedra, e ao tentarmos remove-la sozinho torna-se uma tarefa muito árdua, pois existem problemas que ao enfrentarmos sozinho , acaba tornando-se insuportáveis, mas que os mesmos podem se tornar menos pesados quando buscamos ajuda de alguém , essa pedra certamente teria sido removida com a ajuda de mais pessoas , pois o peso seria dividido e bem menor .Assim é quando tentamos realizar ou resolver tarefas que a vida nos propõe estando sozinhos .Muitas vezes nos vemos obrigados a removermos pedras do nosso caminho que são pesadas demais e quando já estamos na reta final se não tomarmos cuidados poderemos ver o nosso sonho ser esmagado, isso se dá pelo ego do ser humano em sempre querer se achar autosuficiente , quando na verdade , precisamos uns dos outros , portanto , por maior e mais pesada que possa parecer "a pedra"devemos não teme-la e enfrenta-la com ajuda de outras pessoas.Já dizia Aristóteles na sua infinita sabedoria "Um homem só ou é um louco ou é um deus".
    Por Eduarda C L da Silva 2 Ano do Ensino Médio

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. A vida de cada pessoa é um conjunto de escolhas e cada um procura um modo diferente de percorrer estes caminhos, mas na maioria dos casos nossas escolhas são pré estabelecidas por opiniões alheias, e esquecemos de se perguntar "qual é o melhor para min", logo quando percorremos o caminho que os outros disseram, e alcançamos este
    objetivo, elevando a pedra até o topo do morro, acabamos deixando a pedra cair, pois fizemos uma escolha que nos priva de aspectos bons da vida e criamos está tortura em nossas vida de que isso e bom, mas lá no fundo sabemos que não é.

    - Carlos Augusto, 2° ano, colégio metta

    ResponderExcluir
  39. Eu acho que esse texto se refere a utopia que está introduzida na socidade nos dias atuais em relação a "felicidade", de modo que a felicidade não é algo que se alcança mas sim que se vive a cada momento.
    Mateus oliveira, 2° Ano EM, Colégio metta

    ResponderExcluir
  40. Eu acho que esse texto se refere a utopia que está introduzida na socidade nos dias atuais em relação a "felicidade", de modo que a felicidade não é algo que se alcança mas sim que se vive a cada momento.
    Mateus oliveira, 2° Ano EM, Colégio metta

    ResponderExcluir
  41. O ciclo que se apresenta na punição de Zeus a Sísifo tem uma grande relação com nossa rotina diária,cansativa e repetitiva,que parece não ter sentido,vivemos sob determinações que interferem em nossas próprias escolhas,fazendo com que fiquemos presos a mesmice do cotidiano.

    Pedro Gama, 2º Ano do Ensino Médio.

    ResponderExcluir
  42. Há pessoas que fazem de sua própria vida vida um martírio, atormentadas pelo desejo de ser felizes, a qualquer custo, acabam padecendo e se tornando infelizes em não conseguir atingir seus abjetivos. cabe a essas pessoas voltar a rolar a pedra morro acima e procurar um sentido para a vida ou deixar-se vencer.
    Eloisa Lima, 2ª Ano EM, Colégio metta

    ResponderExcluir
  43. As pessoas estão sem noção, insistindo em acreditar no que não está ao seu alcance. Mudam de ideia à todo o momento em busca de uma felicidade passageira, querem a todo custo se livrar da mesmice e da rotina, acabam se escravizando vivendo o mesmo dia todo dia. A sociedade dita regras e algumas pessoas tornam-se robotizadas, se recusam a envelhecer de forma natural e acabam ficando fãs do mercado dos cosméticos, das cirurgias plásticas e da beleza. O real sentido da vida não está nada disso, e sim, no que te da prazer e alegria. A humanidade precisa voltar a sua essência, amar o próximo, ter compaixão, gentileza, preocupação com os seres vivos, perdoar e amar. Precisamos de muito pouco para sermos felizes. Acorda sociedade, a humanidade é muito maior que tudo isso!
    Adrielle Salles - 2° ano

    ResponderExcluir
  44. Apesar de toda dificuldade que passamos na vida devemos sempre estar buscando melhorar a situação e ter forças para seguir em frente. Nada muda se ficarmos parados vendo a vida passar e deixar os problemas acumulados. É triste saber que alguns se deixam levar pelos problemas. A vida vale a pena mesmo que existam grandes dificuldades. Devemos saber também que felicidade vem de dentro de nós. Muita das vezes procuramos felicidade em baladas, viagens, sexo e tudo o que está ligado ao luxo e ostentação, mas felicidade não está ligada a coisas materiais e sim dentro de nós mesmos. O importante é sempre querer viver bem consigo mesmo, amigos e familiares.
    Lourrane Gomes - 2° ano

    ResponderExcluir
  45. As pessoas nunca estão conformadas consigo mesmo ou com os outros, estão sempre tentando mudar para se sentir melhor tanto sua aparência física, quanto mudar outra pessoas para se satisfazer e assim vivem infinitamente tentando lutar contra uma coisa que não tem solução temos que nós aceitar e respeitar todos como são. Antes de querer mudar o mundo temos que muda á si mesmo.
    Raul Simas - 2º ano

    ResponderExcluir
  46. O mito de Sísifo relata a realidade em que nós vivemos, onde não importa qual o obstáculo a ser ultrapassado, mas o importante é atingir o objetivo mesmo que seja curto e passageiro. Vivemos em um ciclo vicioso na qual fazemos de tudo para alcançar o que queremos, todas as pessoas que querem algo acima de qualquer coisa corre risco e pode sofrer grandes danos pelas consequências de seus atos foi o caso de Sísifo que acabou sendo penalizado por Zeus.
    Ághata Guimarães - 2°ano

    ResponderExcluir
  47. O mito de Sísifo relata a realidade em que nós vivemos, onde não importa qual o obstáculo a ser ultrapassado, mas o importante é atingir o objetivo mesmo que seja curto e passageiro. Vivemos em um ciclo vicioso na qual fazemos de tudo para alcançar o que queremos, todas as pessoas que querem algo acima de qualquer coisa corre risco e pode sofrer grandes danos pelas consequências de seus atos foi o caso de Sísifo que acabou sendo penalizado por Zeus.
    Ághata Guimarães - 2°ano

    ResponderExcluir
  48. O mito relata os dias de hoje no qual insistimos em algumas tarefas mas já sabendo o resultado e paramos de insistir quando conseguimos o resultado esperado mesmo sabendo que podemos sofrer algumas consequências
    Mattheus Braga
    Segundo ano

    ResponderExcluir